A famosa Ponte da Marina, em Búzios, que chama atenção por sua incrível inclinação, e que está interditada desde 2013, será demolida na próxima semana. A noticia foi dada nesta sexta-feira (15) por representantes do empreendimento Aretê (que está sendo construído nos arredores) durante evento público para a exposição do projeto à sociedade no Gran Cine Bardot, centro.
De acordo com os representantes, a ponte está totalmente fora dos padrões de segurança, e no local será construído um sistema de travessia para pedestres e bicicletas. Se a nova estrutura fosse contemplar também a passagem de carros e motos teria de ser, como explicou um dos representantes, retilínea, o que impediria a entrada de grandes embarcações – um dos principais atrativos do condomínio que está sendo construído. A demolição, ainda de acordo com os representantes do empreendimento, será nesta segunda-feira (18), recebeu as licenças necessárias e toda a obra será custeada pela Aretê.
O chamado canal da Marina servirá como porta de entrada de quem vem pelo mar para ter acesso ao que os representantes chamam de novo bairro de Búzios, formado por canais e arquipélagos que já estão sendo construídos e ampliados em uma area de 7.992 mt² . O novo empreendimento está sendo recebido com entusiasmo por alguns setores da cidade e com desconfiança por ambientalistas.
No vídeo abaixo pode-se observar que mesmo interditada a ponte, que tem mais de 30 anos, continua sendo usada. Foi construída como solução para a travessia do canal aberto pelo empreendedor Umberto Modiano, e só comportava a passagem de um carro por vez.
Muitos acidentes já aconteceram com veículos no local ao longo dos anos. O mais recente foi em abril: carro com quatro ocupantes caiu da ponte dentro do canal. Com o impacto da batida, uma barreira de concreto que impede a subida de veículos na ponte foi arrancada. De acordo com testemunhas, havia dois casais dentro do automóvel, uma LandRover, com placa de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Eles saíram do veículo muito assustados, porém com ferimentos leves.