Menu

Cidades

Maricá lança campanha de aniversário

“Cidade que Abraça” começou nesta terça (17), e terá uma série de atividades até o dia 26 de maio

A cidade de Maricá vai comemorar 208 anos no próximo dia 26, e para celebrar o aniversário a Prefeitura lançou a campanha “Cidade que Abraça”. Para marcar a data, uma série de ações acontecerão durante o mês que visam gerar oportunidade e desenvolvimento do município. As áreas apresentadas serão da educação, cultura, meio ambiente, economia e tecnologia. A programação cultural que será lançada em breve contará com mais de 30 atrações musicais, além de contar com quatro palcos distribuídos na Orla de Araçatiba, Itaipuaçu, Ponta Negra e São José do Imbassaí.

A campanha foi pensada na capacidade de acolhimento do município de abraçar as causas sociais, o desenvolvimento e a sustentabilidade, para chegar mais perto das pessoas. A mensagem destaca o exemplo de cidade para os moradores, o porquê Maricá é a capital da inclusão social, das políticas agroecológicas, do acesso ao ensino universitário, da moeda social, do transporte público gratuito.

Nesta terça-feira (17), o Instituto de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro realiza, no Cine Henfil, os três recenseamentos que serão iniciados no município, dando à cidade o primeiro Censo de Cidadania. Na segunda (23), será lançado também um pacote de estímulo à inovação social e ao desenvolvimento de ciência e tecnologia no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Ubatiba. O evento começa às 16h, além disso haverá a divulgação no CEU da Mumbuca, o edital de chamamento para utilização das estações de trabalho.

Na terça (24), a secretaria de Educação apresenta às 11h30 novas tecnologias que foram implementadas nas escolas da rede municipal de ensino. Os professores passarão a utilizar lousas digitais e os alunos de 4° a 9° ano ganharão tablets com acesso à internet. A demonstração será às 11h30 no CEPT Zilca Lopes da Fontoura, no Centro. Neste mesmo dia, haverá uma palestra às 16h no Cine Henfil, sobre “Desafios das Microempresas no Brasil”, com Eduardo Moreira. Além da secretaria de Desenvolvimento Econômico assinar parceria com o Sebrae.

Na quarta (25), a Campanha de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) fará às 10h o lançamento dos laboratórios do Projeto Aequor em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). A iniciativa pioneira consiste no uso de micro-organismos no tratamento de esgoto, implantado na cidade em 2021.

No dia do aniversário da cidade, na quinta-feira (26), as celebrações começam às 8h em frente à sede da Prefeitura com o hasteamento da bandeira. Logo em seguida haverá uma missa às 9h, na Igreja Nossa Senhora do Amparo. Às 11h30 na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, acontecerá a apresentação do ônibus híbrido. Ele vai circular pela cidade, o transporte é uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Às 12h, a Caravana do Esporte toma conta da praça com atividades físicas e de lazer.

Também será lançada a Maricá Biotech, empresa municipal tecnológica para produção de camarões para exportação e criação de medicamentos a partir de plantas medicinais sem aditivo químico; e o Pacote de Incentivo à Cultura (PIC Maricá), desenvolvido conjuntamente pela secretaria de Cultura e pulo ICTIM. Na Casa de Cultura, haverá a partir das 13h a apresentação dos projetos do polo de produção audiovisual, da incubadora para desenvolver a indústria do carnaval e do Programa de Arte e Cultura (Proac), o maior edital de estímulo direto à cultura do Estado do Rio.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Divulgação Luan Schuenckel Trio Foto:Pedro Mariano

Blues nas Ruas: projeto realiza shows spots gratuitos durante os sábados de maio em Búzios e Petrópolis

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras

Divulgação

Sesc e Sindicomércio confirmam festival de  jazz e blues em Rio das Ostras e Barra de São João

Divulgação

Werner Concept Búzios oferece dia da noiva com atendimento personalizado