Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 3
  • Patrimônios históricos de Cabo Frio serão restaurados

Patrimônios históricos de Cabo Frio serão restaurados

A próxima etapa será o desenvolvimento dos projetos arquitetônicos, em acordo com as normativas patrimoniais. Foto Divulgação
A próxima etapa será o desenvolvimento dos projetos arquitetônicos, em acordo com as normativas patrimoniais. Foto Divulgação

Intervenção é fruto de um acordo entre Prefeitura e Sociedade Artística Brasileira, que terá captação de recursos para as obras, sem custos para os cofres públicos

O anúncio de restauração dos patrimônios públicos tombados foi feito pela Prefeitura de Cabo Frio na terça-feira (21). A intervenção é fruto de um acordo entre o município e a Sociedade Artística Brasileira  (Sabra). O termo de cooperação cultural, técnica e científica para a restauração prevê que os imóveis passem por ações de restauro e preservação, com os custos sob a responsabilidade da Sabra, através da Lei Rouanet ou por captação de outras verbas.  

A Sociedade Artística Brasileira também será responsável pela reforma completa da Fazenda Campos Novos, em Tamoios, fruto de um convênio entre a Prefeitura de Cabo Frio e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), com recursos do Fundo Especial da Alerj.

A assinatura do termo aconteceu nesta terça-feira (21), no gabinete do prefeito José Bonifácio. Foto divulgação.

“Esse momento é uma grande alegria. Com esse termo de cooperação, vamos ter a recuperação de nossos monumentos históricos tombados. Esse é mais um grande presente para a cultura e história da cidade, preservando a memória cabo-friense. Após anunciarmos a reforma total da Fazenda Campos Novos, por meio do convênio com a UENF, agora damos início a essa parceria que vai atender locais como Charitas, Fonte do Itajuru, Igreja de São Benedito, e outros imóveis”, destacou o prefeito José Bonifácio.

Durante o encontro, o prefeito José Bonifácio listou os bens tombados que apresentam maior necessidade de intervenção. De acordo com a Sabra, uma solicitação de obra simplificada será apresentada aos órgãos de preservação patrimonial para a realização de ações emergenciais.  

A próxima etapa será o desenvolvimento dos projetos arquitetônicos, em acordo com as normativas patrimoniais. Entre os locais de maior prioridade de conservação e restauro estão a Igreja de São Benedito, Charitas e a Fonte do Itajuru. Caberá ao município a listagem final dos imóveis que serão atendidos, sempre de acordo com a ordem de prioridade e interesse municipal.

De acordo com o termo de cooperação, a parceria visa ainda a realização de projetos, ações culturais, técnicas e científicas, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet (8.313/91) e outras fontes. O termo de cooperação tem vigência de cinco anos, contados a partir da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado por igual período.

“A assinatura deste termo de cooperação é um momento único na restauração dos patrimônios, na política de preservação histórica. O termo envolve fazer projetos sem custos para o município, buscando a isenção fiscal e investimento. É a primeira vez que vemos esse trabalho de preocupação com o patrimônio histórico aqui no município”, destacou o engenheiro Giulianno Diniz.

Ao todo, Cabo Frio conta com sete imóveis tombados pelo Governo Federal, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), quatro pelo Estado, através do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e 21 tombados pelo governo Municipal, via Instituto Municipal do Patrimônio Cultural (IMUPAC).

Além do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, e o presidente da Sabra, Marcio Miranda Pontes; estiveram presentes ao encontro o secretário adjunto de Planejamento, Sérgio Nogueira, o diretor do Instituto Municipal do Patrimônio Cultural (IMUPAC), Wilson Miranda, e os representantes da Sociedade Artística Brasileira, Carlos Alberto Ribeiro, Diogo Uhl e engenheiro Giulianno Diniz.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu

Jiu-Jitsu Divulgação

Macaense é destaque em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Divulgação

Jornalista lança o livro ‘Funk Delas – A história contada pelas mulheres’ em Cabo Frio nesta sexta-feira (3)