Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 3
  • Cabo Frio ganhará a primeira Biblioteca Parque da região

Cabo Frio ganhará a primeira Biblioteca Parque da região

O local já abriga a Comissão Municipal do Bicentenário da Independência do Brasil e a Coordenadoria Geral de Igualdade Racial. Foto: Reprodução
O local já abriga a Comissão Municipal do Bicentenário da Independência do Brasil e a Coordenadoria Geral de Igualdade Racial. Foto: Reprodução

Local vai funcionar como espaço de pesquisa e de convivência

A primeira Biblioteca Parque da região será em Cabo Frio, especificamente no Parque Municipal Fonte do Itajuru. Uma roda de conversa foi realizada, na terça-feira (21) para traçar os rumos do futuro espaço, que deverá ser aproveitado para pesquisa e convivência em breve. Estiveram presentes os membros do governo municipal e da comunidade local. O local já abriga a Comissão Municipal do Bicentenário da Independência do Brasil e a Coordenadoria Geral de Igualdade Racial.

No bate-papo, conduzido pelo sociólogo e presidente da Comissão do Bicentenário, Paulo Baía, os participantes puderam externar suas ideias a respeito da futura Biblioteca Parque, que levará o nome do médico José Roberto Mendes da Rocha, falecido em janeiro por complicações causadas pela Covid-19.

Entre as sugestões estavam a criação de um jardim sensorial e internet de fácil acesso a acervos de livros, além de cursos. Também foi abordada a necessidade de escutar as principais demandas da comunidade do Itajuru com relação ao espaço.

“Viemos com essa intenção de dialogar e escutamos ideias super interessantes. Vamos registrar todas elas e analisar a viabilidade para quando tudo estiver pronto e funcionando normalmente. Uma das sugestões que queremos trazer para cá é um Balcão de Direitos, que é uma alternativa de enfrentamento à questão social aliada às políticas públicas. Dentro de uma Biblioteca Parque pode ser feito tudo que a gente quiser, desde que o princípio seja o acolhimento das pessoas”, afirmou Paulo Baía.

Bibliotecas Parques são centros culturais destinados ao desenvolvimento social que estimulam o encontro entre os cidadãos, as atividades educativas e lúdicas, a construção de coletivos, e o enfrentamento de novos desafios na cultura digital. Também são espaços para a prestação de serviços que permitam a criação cultural e o fortalecimento das organizações de bairros existentes. São chamadas de parques por não serem somente um lugar de estudo e pesquisa, mas também de convivência e lazer.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

O platô em terreno inclinado é o inicio da  construção de heliponto

Construção irregular de heliponto em Búzios gera preocupação entre moradores

Divulgação

Tawa Beach apresenta Murilo Motta nesta quarta de feriado

Divulgação Luan Schuenckel Trio Foto:Pedro Mariano

Blues nas Ruas: projeto realiza shows spots gratuitos durante os sábados de maio em Búzios e Petrópolis

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras