Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • ACEB se une ao IAB, AHB e AMOOCA para proteger características arquitetônicas de Búzios

ACEB se une ao IAB, AHB e AMOOCA para proteger características arquitetônicas de Búzios

Representantes das entidades. Imagem: Divulgação
Representantes das entidades. Imagem: Divulgação

Representantes destas entidades assinaram um oficio endereçado as secretarias competentes da Prefeitura, e relataram sobre o letreiro de uma nova rede de farmácias que foi inaugurada na última sexta-feira (21), na principal avenida da cidade

Visando proteger a paisagem urbana de Búzios da poluição visual entidades como a Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB – Núcleo Búzios), a Associação de Hotéis de Búzios (AHB) e a Associação de Moradores e Caseiros da Ferradura (AMOCA) se uniram para tratar sobre a descaracterização da estilo arquitetônico tradicional no município.

Representantes destas entidades assinaram um oficio endereçado as secretarias competentes da Prefeitura, e relataram sobre o letreiro de uma nova rede de farmácias que foi inaugurada na última sexta-feira (21), na principal avenida da cidade.

O pedido é embasado na legislação em vigor, Decreto nº 722, de 23/12/2016, que dispõe sobre instalação, altura e dimensionamento de letreiros, placas, cartazes e similares, bem como do disposto nos artigos 82 a 87 da Lei Complementar nº 06, de 10/09/2002, Código de Posturas.

A ACEB explica que não se trata de uma ação pessoal ao comércio em questão, que é muito bem-vindo ao município para o desenvolvimento de trabalho e renda, além do atendimento ao consumido. Mas a cidade precisa manter seu padrão arquitetônico e urbanístico que, somado as suas belezas naturais, a torna única e atrativa ao turismo nacional e internacional.

“Sabemos que esse letreiro não é o único, existem dezenas deles, em tamanhos e formas que infringem a legislação, porém, se queremos uma cidade coerente, respeitosa com os cidadãos, um passo importante é o cumprimento das leis, não autorizando e pactuando com novas ilegalidades, e que a lei seja aplicada a todos, inclusive os comércios mais antigos, estabelecendo um prazo para se adequarem.”, comenta Jaques Sitbon, presidente da ACEB.

No ano passado houve um caso semelhante no local onde funcionava a tradicional pizzaria ” Cilico’s”, onde houve forte mobilização nas redes sociais e o letreiro foi retirado.

Imagem registrada em 2020. Imagem: Reprodução

“No caso específico, existem flagrantes ilegalidades, quanto ao tamanho da placa e posicionamento, os quais não podem ficar acima do telhado por exemplo, pois descaracteriza completamente a Arquitetura, que em Búzios é tida como parte importante da cultura, contribuindo fortemente na formação de nossa paisagem.”, explica o presidente do IAB-Búzios, Pedro Campolina, que complementa:

“A cidade tem uma dinâmica muito grande, com novos estabelecimentos sendo abertos a cada ano e se nada for feito em relação ao problema citado, servirá de estimulo ao descumprimento generalizado da lei, e daqui a pouco, não reconheceremos mais nossa cidade.”

No oficio as entidades listam a reivindicação em quatro pontos:
1) as providencias cabíveis, no sentido da imediata retirada do letreiro, e a adequação do estabelecimento à legislação em vigor;
2) Operação para notificação de todos os estabelecimentos comerciais que se encontram na mesma situação;
3) Que o licenciamento para letreiros e propaganda passe pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo;
4) Por uma nova legislação para o empachamento, a qual já vem sendo debatida, e precisa de aprovação urgente.

A Prensa entrou em contato com a assessoria da farmácia, que respondeu estar apurando o caso.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Divulgação Luan Schuenckel Trio Foto:Pedro Mariano

Blues nas Ruas: projeto realiza shows spots gratuitos durante os sábados de maio em Búzios e Petrópolis

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras

Divulgação

Sesc e Sindicomércio confirmam festival de  jazz e blues em Rio das Ostras e Barra de São João

Divulgação

Werner Concept Búzios oferece dia da noiva com atendimento personalizado