Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 3
  • STF exige que Senado abra uma CPI para investigar ações do governo federal na pandemia

STF exige que Senado abra uma CPI para investigar ações do governo federal na pandemia

CPI irá investigar a responsabilidade do governo federal e as ações do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia. Imagem: Fabio Motta | Estadão
CPI irá investigar a responsabilidade do governo federal e as ações do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia. Imagem: Fabio Motta | Estadão

CPI visa apurar ações e omissões do governo federal no enfrentamento da Covid-19 no Brasil, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas

Os trâmites das ações do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia podemser investigados. Na noite desta quinta-feira (9), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o Senado Federal abra uma CPI da Covid-19, com o objetivo de apurar a responsabilidade do governo federal durante o período da emergência sanitária.

O pedido foi protocolado no dia 15 de janeiro por senadores que querem apurar as ações e omissões do governo Bolsonaro, porém a comissão ainda não havia sido instalada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Segundo a proposta da CPI, o principal objetivo é “apurar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio para os pacientes internados”, caso que tomou maior proporção nos primeiros meses de 2021.

Em sua fala, o ministro do STF determinou que o Senado tome as providências necessárias para a instalação Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), além disso requereu o envio imediato do caso ao plenário do STF para a análise dos demais ministros.

A ação judicial foi apresentada ao STF pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO). Ao todo, 31 senadores assinaram o pedido de criação da comissão, sendo exigido no mínimo 27.

O órgão ainda autorizou a abertura de um inquérito sobre suposta omissão do então ministro Eduardo Pazuello, durante o agravamento da pandemia no Amazonas, no início do ano. Com a demissão de Pazuello, o caso foi remetido à primeira instância.

Um documento do Senado enviado ao STF já havia defendido que o direito de decidir a abertura da CPI é do presidente da Casa; que a comissão não contribuiria para o enfrentamento da pandemia; e que não haveria “compatibilidade técnica” para o funcionamento de uma CPI de forma remota.

Após a decisão vir a público, Rodrigo Pacheco fez o seguinte comentário: “Vamos aguardar que seja notificado oficialmente à Presidência do Senado para o pronunciamento definitivo em relação a esse tema”.

A decisão de Barroso vai ser levada para o plenário virtual da corte no dia 16 de abril.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

O platô em terreno inclinado é o inicio da  construção de heliponto

Construção irregular de heliponto em Búzios gera preocupação entre moradores

Divulgação

Tawa Beach apresenta Murilo Motta nesta quarta de feriado

Divulgação Luan Schuenckel Trio Foto:Pedro Mariano

Blues nas Ruas: projeto realiza shows spots gratuitos durante os sábados de maio em Búzios e Petrópolis

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras