Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 3
  • Cabo Frio: Sepe Central aponta “desserviço” do núcleo Lagos após ataque racista

Cabo Frio: Sepe Central aponta “desserviço” do núcleo Lagos após ataque racista

Flávio Guimarães, secretário de educação de Cabo Frio. Imagem: Redes Sociais | Reprodução
Flávio Guimarães, secretário de educação de Cabo Frio. Imagem: Redes Sociais | Reprodução

Sindicato se posicionou após referência racista feita pelo Sepe Lagos ao secretário de Educação de Cabo Frio. Órgão descreve o caso como “desserviço”

O caso da referência racista feita pelo Sepe Lagos (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação) ao secretário de educação de Cabo Frio, Flávio Guimarães, ganhou mais um desdobramento. A Secretaria de Combate à Discriminação Racial núcleo central do sindicato publicou uma nota afirmando desacordo com o posicionamento do Lagos, que atende as cidades da baixada litorânea.

O Sepe Central ressaltou um “descontentamento com a publicação” feita. Na última semana, o sindicato realizou uma crítica ao governo municipal por meio das redes sociais, e se referiu ao secretário, que é negro, como “capitão do mato” do governo. A expressão levou a sociedade civil a interpretar o termo como sendo racista e preconceituoso, já que figura deste capitão é historicamente conhecida por perseguir, capturar e açoitar os escravos.

“Essa crítica é extremamente equivocada, sem nenhum embasamento acadêmico, além de se apresentar enquanto um desserviço para a luta do movimento negro. Uma vez que vários secretários já ocuparam o cargo da secretaria de educação de Cabo Frio, em sua maioria brancos, e nunca houve nenhuma nota criticando sua postura com adjetivos similares”, comenta o posicionamento do Sepe Central.

O órgão explicou que a nota deveria se direcionar à prática exploratória, ao invés de ser direcionada ao secretário de forma racista, uma vez que a atitude do secretário vem de encontro à exploração capitalista.

O caso também ganhou apoio da Câmara Municipal de Cabo Frio, que publicou uma nota de repúdio ao Sepe Lagos, e também do Movimento Negro Unificado (MNU), núcleo Rio de Janeiro, que se posicionou em defesa de Flávio Guimarães.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Divulgação

Tawa Beach apresenta Murilo Motta nesta quarta de feriado

Divulgação Luan Schuenckel Trio Foto:Pedro Mariano

Blues nas Ruas: projeto realiza shows spots gratuitos durante os sábados de maio em Búzios e Petrópolis

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras

Divulgação

Sesc e Sindicomércio confirmam festival de  jazz e blues em Rio das Ostras e Barra de São João