Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 3
  • Cabo Frio: Câmara publica nota de repúdio à expressão racista do Sepe Lagos

Cabo Frio: Câmara publica nota de repúdio à expressão racista do Sepe Lagos

Câmara Municipal de Cabo Frio. Imagem: Paulo Henrique Cardoso | G1
Câmara Municipal de Cabo Frio. Imagem: Paulo Henrique Cardoso | G1

Casa legislativa se posiciona contra expressão usada pelo sindicato. A nota de repúdio afirma que atitude foi racista

Nesta quarta-feira (31), a Câmara Municipal de Cabo Frio se posicionou publicamente sobre o posicionamento do Sepe Lagos (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação) quanto ao secretário de educação, Flávio Guimarães. Neste semana, o sindicato fez uma publicação em que utilizou a expressão “Chefe do mato” para se referir ao chefe da pasta, o que foi interpretado pela sociedade civil como racismo.

Em nota, a casa legislativa afirmou “repudiar veementemente” as palavras direcionadas pelo Sepe. “Qualquer expressão que remeta ao racismo é inaceitável e será sempre combatida por esta Casa Legislativa. O secretário, que é negro, foi chamado de “Capitão do Mato” em uma postagem do sindicato nas redes sociais. A figura é historicamente conhecida por perseguir, capturar e açoitar os escravos”, ressaltou.

Secretário de Educação, Flávio Guimarães. Imagem: Divulgação

O assunto foi trazido à sessão ordinária desta terça-feira (30) pelo vereador Vanderson Bento, presidente da Comissão de Direitos Humanos. Todos os vereadores presentes se solidarizaram com secretário Flavio.

Ainda nesta quarta-feira (31), o sindicato fez uma nova publicação para se retratar.

“Aos trabalhadores negros e negras que se sentiram ofendidos por esta comparação, pedimos sinceras desculpas. Não foi esta a intenção do sindicato, que é um aliado estratégico de toda a classe trabalhadora em sua luta contra a opressão racista e a exploração capitalista. Sabendo inclusive, que é um grave equívoco associar esses personagens exclusivamente ao fenótipo do negro, já que brancos e mestiços também cumpriram esse papel repressor, vastamente comprovado pela historiografia crítica. Por isso, nos surpreendeu a associação feita nas redes sociais, como uma caracterização racista e não política de um repressor”.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu

Jiu-Jitsu Divulgação

Macaense é destaque em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Divulgação

Jornalista lança o livro ‘Funk Delas – A história contada pelas mulheres’ em Cabo Frio nesta sexta-feira (3)