Menu

Cidades

Cannabis: a queridinha do mercado financeiro

Imagem: Reprodução | Internet
Imagem: Reprodução | Internet

Especialista em finanças, César Karam, explica como o mundo passou a olhar a maconha como grande potencial de rentabilidade e detalha como e quando é o momento de investir no produto

César Karam/ texto e imagens MF Press Global 

A liberação do uso da maconha ainda é um tabu em muitos países. No Brasil, apesar das inúmeras possibilidades que a planta oferece, seu uso ainda é restrito por estar fortemente associado ao consumo de drogas ilícitas. Mas, para além da discussão sobre a legalização da cannabis no país, um ponto que tem chamado a atenção sobre a erva é a rentabilidade que ela pode gerar no mercado financeiro. 

Sim, investir em maconha pode render muito dinheiro. Quem faz a afirmação é o consultor financeiro César Karam, que explica quando, como e com quanto dinheiro é possível começar a investir nas ações da cannabis de maneira legal e eficaz.

“Quando falamos do investimento na cannabis, acreditamos, principalmente, no seu potencial terapêutico para tratar problemas específicos, como dores crônicas, estresses pós traumáticos, epilepsia, fibromialgia, esclerose, perda de peso e até problemas com apetite. Isso, sem contar no uso para produtos cosméticos, como já é um boom na Europa, e ainda do uso do cânhamo na construção civil, e até mesmo na indústria de tecidos”, detalha.

De acordo com Karam, o número de ações na carteira chega a 40, e elas estão concentradas em três principais países: Canadá (55%), Estados Unidos (27%) e Inglaterra (10%). Em países onde a planta já é legalizada, como o próprio Estados Unidos, onde em mais de um terço dos estados se encontra acesso legal à cannabis, existem diversas empresas explorando esse mercado. 

“Entre as maiores empresas do setor de cannabis estão: Curaleaf Holdings, Green Thumb,

Canopy Growth e Trulieve Cannabis. Para se ter uma ideia, a Curaleaf, por exemplo, já está ultrapassando a marca de US$ 10 bilhões em valor de mercado”, comenta. “Cada uma dessas empresas possui objetivos diferentes e uma variedade gigantesca de produtos existentes, como extratos, óleos, resinas, vaporizadores, comprimidos, a própria planta in natura e até mesmo misturados e preparados com alimentos”, detalha.

Ainda segundo o especialista,  não é preciso ter uma conta em outro país para investir nas ações de cannabis.

“É possível investir pela XP Investimentos, por exemplo. Estamos falando do fundo Trend Cannabis FIM, que replica o rendimento de um Fundo dos Estados Unidos, chamado ETFMG Alternative Harvest, que é atualmente o maior ETF ligado ao setor de Cannabis lá fora”, explica. “O fundo investe globalmente em ações de empresas relacionadas diretamente ou indiretamente com o processo de cultivo legal, produção, marketing ou distribuição da cannabis”, completa.

O especialista destaca que, por ser um mercado secundário, é importante ter cautela e não colocar uma parcela grande do dinheiro nesse setor, porque assim como ele tem um potencial de crescer muito, de forma inversamente proporcional, também pode cair.

“A aplicação mínima é R$ 500, qualquer tipo de investidor pode colocar seu dinheiro nele e possui taxa de administração de apenas 0,50% ao ano. Sem dúvidas, é uma boa opção para quem quer começar a investir nesse mercado sem precisar criar conta nos Estados Unidos”, finaliza.

BIOGRAFIA

Formado em administração de empresas e com especialização na área de investimentos, César Karam estudou a fundo a Bolsa de Valores, e hoje possui grande conhecimento sobre esse mercado. 

Sempre buscando aperfeiçoar seus conhecimentos, Karam, além de ler centenas de livros sobre a área financeira, participou de cursos específicos de Bolsa de Valores, formação em coaching e PNL (teoria baseada na conexão entre os processos neurológicos,  linguagem  e os padrões comportamentais aprendidos através da experiência), concluiu um MBA na Fundação Getúlio Vargas para, enfim, desenvolver seu próprio método de investimentos.

Recentemente, teve mais uma conquista: CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento), que é um reconhecimento obrigatório para profissionais que atuam no mercado financeiro. Hoje, apenas cerca de 700 pessoas no país possuem a qualificação. 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

proteto Búzios

Manifestação contra ausência de juízes em Búzios

Foto: João Barreto

Macaé garante serviços gratuitos aos Pets

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu