Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 3
  • MPF aponta irregularidades em praias de Cabo Frio, Arraial, São Pedro e Saquarema

MPF aponta irregularidades em praias de Cabo Frio, Arraial, São Pedro e Saquarema

Praia Grande | Arraial do Cabo Imagem: Tripadvisor
Praia Grande | Arraial do Cabo Imagem: Tripadvisor

Notificação do MPF aponta estacionamentos irregulares em áreas com vegetação de restinga e trânsito de veículos sobre as faixas de areia

As Prefeituras de Saquarema, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo foram notificadas pelo Ministério Público Federal (MPF), nesta quinta-feira (14). O órgão exigiu providências dos municípios quanto aos estacionamentos irregulares nas praias, sobretudo em áreas com a presença vegetação litorânea (restinga), além do trânsito de veículos sobre as faixas de areia.

O despacho foi emitido por meio da Procuradoria da República em São Pedro da Aldeia, e assinado pelo Procurador da República, Leandro Mitidieri Figueiredo.

Para Cabo Frio, foi questionada a possível existência de estacionamento irregular nas Praias do Foguete e Dunas do Peró, e o grande trânsito de veículos (carros e motos) na faixa de areia na Praia do Peró, prática que descumpre o TAC firmado na cidade para a proibição da atividade.

O MPF ainda cobra respostas sobre as regras atuais em relação aos veículos que colocam e retiram as barracas na Praia do Forte, considerando que já foi tolerada, na gestão passada, o credenciamento de um número limitado de veículos, para realização da atividade, com identificação, número e giroflex, e em horário estabelecido (depois das 18h).

Sobre os municípios de Arraial de Cabo e Saquarema, o órgão pediu esclarecimentos sobre as medidas adotadas para impedir que veículos automotores de toda espécie, principalmente buggy e quadriciclo, circulem indevidamente sobre a faixa de areia das praias.

Para evitar esta prática, é necessária a sinalização por meio de placas com a proibição nos acessos e operações locais.

Já para a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, o Ministério reivindicou que sejam apresentados os arquivos anexos que evidenciam a entrada e estacionamento de veículos na faixa de areia situada entre o bairro do Balneário e Praia Linda, espaço conhecido como Ilha Bruno Pitanga, Ilha Ponta d’água e Praia da Salina).

O município terá que informar as medidas adotadas para sanar as ilicitudes e impedir que aconteçam novamente.

Todos os municípios terão 20 dias para apresentar ao MPF um relatório com as medidas e respostas exigidas.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

O platô em terreno inclinado é o inicio da  construção de heliponto

Construção irregular de heliponto em Búzios gera preocupação entre moradores

Divulgação

Tawa Beach apresenta Murilo Motta nesta quarta de feriado

Divulgação Luan Schuenckel Trio Foto:Pedro Mariano

Blues nas Ruas: projeto realiza shows spots gratuitos durante os sábados de maio em Búzios e Petrópolis

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras