Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • Búzios aprova Lei que institui Programa Municipal de Educação Ambiental

Búzios aprova Lei que institui Programa Municipal de Educação Ambiental

Prefeitura Municipal de Búzios. Imagem: Reprodução/ Prefeitura de Búzios
Prefeitura Municipal de Búzios. Imagem: Reprodução/ Prefeitura de Búzios

Projeto tem como objetivo difundir o conhecimento ambiental, desenvolvimento sustentável e a conscientização acerca dos recursos naturais

O Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) e o Núcleo de Educação Ambiental (NEA-Búzios), foram instituídos no município. De acordo com informações da Câmara Municipal, a proposta foi aprovada em sessão extraordinária no dia 30 de dezembro de 2020. De inciativa do Poder Executivo, a Lei 1.614 , de 7 de janeiro de 2021, foi sancionada pelo prefeito e publicado no Boletim Oficial 1.057.

Segundo as informações, o ProMEA tem como objetivo difundir o conhecimento ambiental, o desenvolvimento sustentável e a conscientização social a respeito da conservação dos recursos naturais. Estas ações serão feitas através de estratégias administrativas educacionais.

De acordo com o documento, o NEA-Búzios será composto por educadores da Secretaria de Educação e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os membros do núcleo serão escolhidos através de uma Portaria conjunta dos gestores das pastas de Educação e Meio Ambiente.  

O ofício informa ainda que as secretarias envolvidas com o ProMEA vão providenciar um espaço físico para instalação do Núcleo, onde acontecerão as atividades relacionadas ao projeto.  

Segundo a Lei, as ações, projetos e atividades do NEA-Búzios serão custeadas pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA), que tem o orçamento de R$ 2.796.441,12 para o ano de 2021.  

De acordo com informações da prefeitura divulgadas em dezembro, o projeto foi elaborado por uma comissão composta de representantes do poder executivo municipal e de entidades civis. A configuração contou com a participação das associações quilombolas da Baía Formosa e da Rasa, do Núcleo Ecológico de José Gonçalves, da Colônia de Pescadores, e secretarias de Educação, Meio Ambiente, e Turismo.  

Segundo o órgão municipal, o ProMEA é uma exigência do estado, requisito para incrementar o ICMS Ecológico (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) a partir de 2021. Municípios que tiverem o Programa de Educação Ambiental instituído por lei, pontuarão no quesito Educação Ambiental, um dos mais importantes do ICMS Ecológico. 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

O platô em terreno inclinado é o inicio da  construção de heliponto

Construção irregular de heliponto em Búzios gera preocupação entre moradores

Divulgação

Tawa Beach apresenta Murilo Motta nesta quarta de feriado

Divulgação Luan Schuenckel Trio Foto:Pedro Mariano

Blues nas Ruas: projeto realiza shows spots gratuitos durante os sábados de maio em Búzios e Petrópolis

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras