Menu

Cidades

Argentina tem lei de legalização do aborto aprovada

Lei foi aprovada nesta quarta-feira (30) e permite que as mulheres interrompam voluntariamente a gravidez até a 14ª semana de gestação 

O Senado da Argentina aprovou, na madrugada desta quarta-feira (30), o projeto de lei de autoria do governo do presidente Alberto Fernández para legalizar o aborto no país. O texto aprovado permite que as mulheres interrompam voluntariamente a gravidez até a 14ª semana de gestação. Após este período, o aborto será permitido apenas em casos de risco de vida para a gestante ou em caso de gravidez por estupro. De acordo com informações do site G1, o projeto recebeu 38 votos a favor da legalização, 29 contra e uma abstenção.  

O presidente argentino, Alberto Fernández, celebrou a decisão em uma postagem no Twitter. Ele escreveu: “O aborto seguro, legal e gratuito é lei. Hoje somos uma sociedade melhor, que amplia os direitos das mulheres e garante a saúde pública”.  

Imagem: Reprodução/ Rede Social

Antes da aprovação deste projeto, a lei argentina previa a interrupção voluntária da gravidez apenas em caso de risco de vida para a mãe ou quando a gravidez ocorria por estupro. Com as novas diretrizes estabelecidas, o procedimento deverá ser feito no período de até dez dias do pedido ao serviço de saúde. O texto prevê também que médicos que são contra o aborto não são obrigados a fazer o procedimento, mas os serviços de saúde precisam indicar um outro profissional que aceitei fazê-lo. Caso a paciente tenha menos de 16 anos, será necessário o consentimento dos pais. 

De acordo com os dados da ONG Center of Reproductive Rights (CRR), 66 países permitem o aborto legalmente. Com a aprovação da lei, a Argentina passa a ser o 67º a legalizar a interrupção da gravidez. Segundo o CRR, 36% da população mundial vive em nações onde o aborto por opção é autorizado. A legislação de cada país varia de acordo com o tempo em que a gravidez pode ser voluntariamente interrompida. 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Divulgação

Tawa Beach apresenta Murilo Motta nesta quarta de feriado

Divulgação Luan Schuenckel Trio Foto:Pedro Mariano

Blues nas Ruas: projeto realiza shows spots gratuitos durante os sábados de maio em Búzios e Petrópolis

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras

Divulgação

Sesc e Sindicomércio confirmam festival de  jazz e blues em Rio das Ostras e Barra de São João