Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • Retorno dos ambulantes causa insatisfação do setor em Búzios

Retorno dos ambulantes causa insatisfação do setor em Búzios

A volta das atividades dos vendedores ambulantes de Búzios está causando polêmica entre os trabalhadores. Nesta terça-feira (13), uma manifestação feita pelo setor, em frente a prefeitura da cidade, cobrou respostas sobre o recadastramento e convocações para o retorno do trabalho.

Desde o mês de março, devido o desenvolvimento da pandemia do Covid-19, muitos setores de comércio sofreram uma paralisação, para cumprir o distanciamento social. Com o retorno gradual das atividades na cidade, serviços como bares, restaurantes, meios de hospedagem e transportes náuticos já foram autorizados pela prefeitura a voltar a funcionar, e os vendedores ambulantes ainda aguardam esta decisão.

De acordo com os ambulantes locais, nos últimos dias, a secretaria de turismo emitiu licenciamentos nominais para vendedores exercerem o trabalho nas praias, a partir da última sexta-feira (9). Os questionamentos do setor giram em torno do fato que alguns trabalhadores receberam esta autorização e outros não.

Uma das vendedoras, que preferiu não se identificar, afirma que o setor segue sem previsão de retorno para os trabalhadores quiosqueiros, e que as liberações que ocorreram até agora tem um viés de interesses políticos.

Vídeo manifestação ambulantes / arquivo Prensa

Decretos Municipais

No dia 4 de setembro, o diário oficial de Búzios publicou o decreto n°1.485 para regulamentar as atividades dos ambulantes. A medida estabeleceu a emissão de autorizações, considerando um número limite de ambulantes por praia.

Já no dia 7 de outubro, o novo decreto liberado pela prefeitura, n°1506, autorizou não apenas o trabalho de ambulantes que já possuem a licença municipal, como também a realização de eventos sociais em salões de destas, com capacidade limitada a 1/3 da ocupação total. No dia 8 de outubro, a prefeitura emitiu uma lista com os nomes dos vendedores que poderiam retomar o trabalho na última sexta-feira (9), podendo usufruir do movimento de visitantes que estariam na cidade no fim de semana prolongado, devido o feriado de 12 de outubro.

Liberações

Em entrevista à Prensa, o secretário de turismo, Armando Ehrfreund, explicou que todas as atividades da cidade foram autorizadas a retornar de forma gradual, prezando o cuidado para que não haja necessidade de um recuo no distanciamento, por uma possível nova onda do Covid-19 no município. Segundo ele, considerando a volta de um seguimento por vez, parte dos ambulantes já foram autorizados da voltar, e a outra parte deve aguardar até a liberação.

Armando Ehrfreund, secretário de Turismo / foto arquivo Prensa

O secretário afirma que, por medidas de segurança, a prefeitura não deve liberar todos os trabalhadores de uma vez, pois antes da pandemia, podia-se notar uma grande quantidade de vendedores por praia. Por isso, a secretaria aderiu à estratégia de fazer um cadastramento, conferir documentação, e analisar cada caso por vez.

Armando também esclareceu que a pasta está priorizando os trabalhadores que estão em vulnerabilidade social, e que vendem produtos do ramo alimentício, como açaí, picolé, salgados, milho verde, dentre outros. Segundo o secretário, os vendedores que oferecem produtos como biquínis, chapéus, óculos de sol, e outros empreendedores serão contemplados com o passar dos dias.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Divulgação Luan Schuenckel Trio Foto:Pedro Mariano

Blues nas Ruas: projeto realiza shows spots gratuitos durante os sábados de maio em Búzios e Petrópolis

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras

Divulgação

Sesc e Sindicomércio confirmam festival de  jazz e blues em Rio das Ostras e Barra de São João

Divulgação

Werner Concept Búzios oferece dia da noiva com atendimento personalizado