Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 1
  • Derrubada de árvore centenária em Casimiro incomoda moradores

Derrubada de árvore centenária em Casimiro incomoda moradores

Imagem: Redes Sociais/Reprodução
Imagem: Redes Sociais/Reprodução

Árvore centenária era da espécie Flamboyant (Delonix regia) e ficava localizada ao lado do museu Casa de Casimiro de Abreu

A derrubada de uma árvore centenária causou comoção nos moradores da cidade do distrito de Barra de São João, em Casimiro de Abreu.  Segundo a prefeitura, foi realizada uma vistoria no dia 10 de setembro, em que foi constatada a morte da árvore, pela ausência de folhas, flores e frutos, e por isso, a supressão foi autorizada.

A árvore ficava localizada na rua Bernardo Gomes, ao lado do museu Casa de Casimiro de Abreu, e se tratava de uma espécie conhecida como Flamboyant (Delonix regia). O laudo técnico da secretaria municipal de agricultura e pesca ainda apresentou sinais de risco, pela possível queda de galhos de grande porte, e ressaltou que o local é uma área turística.

Nas redes sociais, os moradores da cidade demonstraram insatisfação, com publicações de luto e repúdio pela ação. Maria Izabel Cruz é moradora de Barra de São João há 32 anos, e relatou à Prensa a falta de informações sobre a decisão.

“Como cidadã casimirense, repudio o corte do flamboyant centenário as margens do rio São João e assim como demais membros da comunidade, exigimos maiores informações e pareceres de outros órgãos ambientais. Considerando que a árvore estava situada em uma Área de Proteção Ambiental, essa ação anti democrática culminou com a extração completa de um patrimônio ambiental, paisagístico e cultural, e causou comoção e muita tristeza a comunidade do distrito. Vários cidadãos estão se predispondo a apurar esse desmando”.

As reclamações dos habitantes da cidade giram em torno da falta de informação em comunicar a ação tomada aos moradores.

A Prensa entrou em contato com a assessoria da prefeitura de Casimiro de Abreu, mas ainda não obteve respostas.

Confira o laudo técnico da secretaria abaixo.

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS DE CASIMIRO DE ABRIU AQUI

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

O platô em terreno inclinado é o inicio da  construção de heliponto

Construção irregular de heliponto em Búzios gera preocupação entre moradores

Divulgação

Tawa Beach apresenta Murilo Motta nesta quarta de feriado

Divulgação Luan Schuenckel Trio Foto:Pedro Mariano

Blues nas Ruas: projeto realiza shows spots gratuitos durante os sábados de maio em Búzios e Petrópolis

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras