Menu

Cidades

Alerj aprova auxílio de renda emergencial para artistas

Imagem Ilustrativa: Reprodução
Imagem Ilustrativa: Reprodução

Auxílio de renda para artistas vale enquanto durar o estado de calamidade, e ainda deverá ser regulamentado pelo Executivo

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) votou uma medida que pode beneficiar os trabalhadores da cultura durante a pandemia do novo coronavírus. A determinação do projeto de lei 2.988/20 foi aprovada em discussão única, nesta terça-feira (25).

Com a aprovação, o Governo do Estado será autorizado a utilizar o Fundo Estadual de Cultura para instituir o pagamento de benefícios eventuais, renda emergencial e subsídios mensais aos trabalhadores da cultura.

O governador Wilson Witzel tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar o projeto. Caso seja sancionado, o auxílio ainda deverá ser regulamentado pelo Executivo, e segundo o governo do Estado, só valerá enquanto durar o estado de calamidade.

Segundo a Alerj, para viabilizar a norma, será criada uma ação orçamentária denominada “Ações Emergenciais Destinadas ao Setor Cultural”. O texto faz referência à Medida Provisória 990/20, do Governo Federal, que previu a transferência de R$ 3 bilhões a estados e municípios para auxílio ao setor cultural.

As adequações orçamentárias deverão ser atualizadas no Plano Plurianual 2020-2023. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa disponibilizará no site todos os pagamentos efetuados e os respectivos relatórios de gestão.
Ainda de acordo com a Assembleia Legislação, o descumprimento de medidas de transparência acarretará aos gestores públicos responsáveis sanções administrativas, cíveis e penais cabíveis.

O pagamento do benefício poderá retroagir a primeiro de junho de 2020, ficando a critério do Poder Executivo.

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO AQUI

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

O platô em terreno inclinado é o inicio da  construção de heliponto

Construção irregular de heliponto em Búzios gera preocupação entre moradores

Divulgação

Tawa Beach apresenta Murilo Motta nesta quarta de feriado

Divulgação Luan Schuenckel Trio Foto:Pedro Mariano

Blues nas Ruas: projeto realiza shows spots gratuitos durante os sábados de maio em Búzios e Petrópolis

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras