Menu

Cidades

  • Home
  • Macaé
  • Pesquisadora do GT de Enfrentamento à Covid-19 da UFRJ Macaé: “É preciso pensar em ações para salvar o maior número de vidas na cidade”

Pesquisadora do GT de Enfrentamento à Covid-19 da UFRJ Macaé: “É preciso pensar em ações para salvar o maior número de vidas na cidade”

Macaé registra 85 óbitos causados pela Covid-19 e mais de três mil casos confirmados da doença. E as vítimas, em sua maioria, são idosos, que tinham comorbidades e que integravam o grupo de risco.

Segundo a médica e epidemiologista, Karla Coelho, coautora do trabalho e uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento da Covid-19 da UFRJ Macaé, foram analisados os óbitos ocorridos pela pandemia do novo coronavírus. E para ela, é precisa pensar em ações para salvar o maior número de vidas.

Os pesquisadores da UFRJ Macaé analisaram as mortes. Foram 78 falecimentos no período estudado, desde o primeiro caso até o dia 20 de junho, totalizando dez semanas. De acordo com os pesquisadores, o pico da mortalidade pode ter ocorrido na 24ª semana epidemiológica, entre 07 e 13 de junho, mas que será preciso aguardar os dados das próximas semanas, após a reabertura de várias atividades comerciais. “Infelizmente, a morte é o desfecho mais duro e a análise do perfil de mortalidade, dos óbitos, é fundamental para a compreensão da pandemia”.

O professor Antônio Guimarães, outro autor da nota técnica do GT de Enfrentamento à Covid-19, também afirmou que um ponto importante foi a constatação da forte dependência da taxa de mortalidade com a idade. “Fiquei alarmado com letalidade desproporcional da doença nos idosos, mesmo já esperando algo assim. Eles realmente precisam ser muito protegidos da infecção”.

Os pesquisadores também constataram que a letalidade (proporção entre o número de mortes por uma doença e o número total de doentes) por Covid-19 em Macaé é maior entre homens do que entre mulheres, mesmo a população feminina sendo mais idosa na média que a masculina no município. A equipe do GT ainda estuda se os homens são mais expostos ao contágio ou mais susceptíveis ao desenvolvimento e agravamento da infecção.

O Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Covid-19 UFRJ Macaé realiza um trabalho multidisciplinar com participação de mais de 100 docentes, técnicos e alunos da UFRJ-Macaé e outras instituições da região, e desenvolve análises que acompanham o comportamento da pandemia no Norte Fluminense e Baixada Litorânea.

http://prensadebabel.com.br/index.php/2020/07/06/7-dicas-para-nao-cair-em-ciladas-na-hora-de-escolher-seu-apartamento-no-rj/

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

proteto Búzios

Manifestação contra ausência de juízes em Búzios

Foto: João Barreto

Macaé garante serviços gratuitos aos Pets

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu