Menu

Cidades

Coletivo Griot de Cabo Frio recebe prêmio na ALERJ

Membros do Griot
Membros do Griot

Palácio Tiradentes, sede da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), no Centro do Rio, virou um grande quilombo na noite desta terça-feira (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos. O Coletivo Griot Grupo de Pesquisa, Difusão e Memória em Tradições Afro, de Cabo Frio, recebeu o prêmio Carolina Maria de Jesus na categoria “Negritude” por sua atuação de 11 anos comprometida com o antirracismo e com o protagonismo, identidade e visibilidade cultural afrocentradas. A premiação foi uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, presidida pela deputada estadual Renata Souza (PSOL).

Membros do Griot

Em todas as categorias, o Griot foi a única representação da Região dos Lagos a receber a honraria. Além de “Negritude”, foram premiados outros 77 grupos, coletivos e associações nas áreas de “Direitos Humanos e Segurança Pública”; “Favela e Território”; “Comunicação”; “Saúde”; “Movimentos Sociais”; “Violência Institucional e Segurança Pública”; “Gênero”; “Educação” e “Cultura”. A idealizadora e responsável pelo grupo, professora Márcia Fonseca “Fulô”, recebeu o prêmio das mãos de Luyara Franco, filha da vereadora Marielle Franco, assassinada em março de 2018. A educadora e ativista falou da emoção e da importância de receber a premiação em uma data tão simbólica.

– É muito emocionante receber a premiação na Comissão de Direitos Humanos da Alerj. Para gente é muito importante, pois fortalece o grupo; nos dá certeza do caminho que a gente deve manter e dos objetivos que a gente quer alcançar. Para gente não poderia ser melhor, ainda mais em um ano tão difícil, de tantas perdas, de tanta transformação social e política. Estamos muito felizes e vamos honrar esse prêmio sempre – declarou Márcia, que também é coordenadora de História e Cultura Afro e Indígena da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio.

Griot e outros participantes do prêmio

Em meio a vários discursos de autoridades, homenagens, apresentações e intervenções artísticas, coube ao Griot encerrar a cerimônia, com uma empolgante roda de jongo e coco feita pelas integrantes do projeto Tambor de Iaiá, que ensaia todas as terças e quintas-feiras para a realização de um grande cortejo carnavalesco, em fevereiro de 2020.

Acompanhe o Griot nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/griot.cabofrio/

Instagram: @griot_cabofrio

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras

Divulgação

Sesc e Sindicomércio confirmam festival de  jazz e blues em Rio das Ostras e Barra de São João

Divulgação

Werner Concept Búzios oferece dia da noiva com atendimento personalizado

20240429_Hospital-Dor_001_Foto-Rui-Porto-Filho

Macaé consolida R$ 500 milhões em investimentos da Rede D’Or