Menu

Cidades

Geada em Trajano de Moraes no interior do Rio chama atenção

Município enxerga o clima frio como oportunidade para o turismo

Áreas rurais de Trajano de Moraes, interior do Rio de Janeiro, registraram temperatura muito fria e conseqüentemente geada na madrugada de domingo (7). Em vários pontos, as imagens provam que em alguns locais, esse foi o amanhecer mais frio do ano até o momento. O registro foi feito pelos moradores de Tirol e Alto Macabu. O secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Pecly, avalia o momento como positivo para a cidade, ou seja, ponto chave para atrair os turistas que curtem temperaturas baixas.

O sereno da noite e o frio intenso associados ao tempo seco têm deixado pastos e até arbustos com um cenário um tanto quanto diferente do normal: branco. E prova disso, é que nos últimos dias o município registrou na área rural, temperaturas em torno de 8°C e 11°C graus, mas a sensação térmica é muito maior quando comparada a temperatura registrada.

Vegetação

Essa baixa nos termômetros tem atraído turistas, e despertado a curiosidade na população que mora no local, e param para registrar esse fato que acontece uma vez por ano. Com isso, quem acabou ganhando fama de local frio, foi à comunidade de Tirol e Alto Macabu – a área rural do município. E por conta dessas geada, e do branco que impera todas as manhãs nos pastos e gramas, o quarto distrito de Tapera, tem se tornado atrativo.

Além de Tirol e Alto Macabu, outros pontos também tem registrado baixa na temperatura, mas com menor intensidade como é o caso de Ponte Nova, Maria Mendonça, Ponte de Zinco, Gravatá, Arranchadouro e Vila da Grama. E ao que tudo indica a temporada de inverno deste ano em Trajano, está sendo, até agora, a mais fria dos últimos anos. “A gente torce para que Trajano fomente com isso um turismo e assim se consolide”, observou o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Pecly.

Apesar de fazer sol durante o dia, o frio acaba fazendo com que os moradores tirem do guarda-roupa peças como gorros, cachecóis, botas e muitas blusas para aquecer. Com isso, ele tem também uma vantagem: atrair os caçadores de locais frios. E esse público chega de todos os lugares na esperança de ver a geada nas gramas. “Isso é muito bom, pois fomenta o turismo, que sempre vem acompanhado do fortalecimento da economia”, explicou o secretário.

O clima das montanhas permite ainda ao turista escolher entre relaxar ou aproveitar uma aventura. Do alto de Serra das Almas, por exemplo, é possível apreciar uma vista panorâmica das serras de Trajano de Moraes e apreciar os vôos de parapente. “As baixas temperaturas têm uma dupla função. Ela favorece o turismo e pode prejudica em parte a agricultura nestes locais”, observou.

Produtores de modo geral ainda não sofreram perdas por conta do frio intenso. “As geadas são as principais causadoras de danos em hortaliças e culturas mais frágeis, combinada com o vento elas chegam a queimar as folhagens das plantas, mas isso ainda não aconteceu. Em Trajano não ouve dano as plantações por enquanto”, ressaltou o secretário municipal de Agricultura, Daniel Fagundes.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu

Jiu-Jitsu Divulgação

Macaense é destaque em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Divulgação

Jornalista lança o livro ‘Funk Delas – A história contada pelas mulheres’ em Cabo Frio nesta sexta-feira (3)