Menu

Cidades

Urbália: Bandcamp e a música do Mundo

 

 

O streaming, hoje, é um grande vetor de divulgação de bandas e artistas, associados a outras formas de marketing e fazem eles serem valorados a partir da quantidade de pessoas que acessam a sua página e música. Nos acessos, tenta-se monetizar e temos o Spotify como símbolo máximo dessa era da música.

Se a proposta for esquecer o Spotify ou qualquer plataforma de streaming pago, como você escutaria música hoje? Ficaria perdido, né? Plataformas como Bandcamp e SoundCloud já estão aí a algum tempo, e são o oásis de artistas fora dos esquemas marqueteiros imperantes no espetáculo. Vamos focar no Bandcamp.

O Bandcamp foi fundado em 2007 e a proposta é que artistas independentes usem a plataforma para divulgar sua música de forma independente. Pode-se vender o álbum de forma digital, o vinil ou simplesmente pode deixar para quem quiser ouvir, apenas, além do download gratuito. Acesso facilitado e praticamente irrestrito.

É uma plataforma pouco utilizada no Brasil, mas com alcance forte nos EUA e Reino Unido. É tão funcional que muitos artistas planejam turnês de seus álbuns a partir da divulgação via Bandcamp. Sem contar o site é de fácil acesso, de qualquer dispositivo se acessa, sem grandes dificuldades.

Agora imagina o mundo musical que está dentro do Bandcamp. Vozes, estilos, experimentações, inovações, coisas incríveis. Sempre pontuo na Urbália de que a arte para ser apresentada como deve ser, nossas percepções têm que sair da caixa imposta pelo meios considerados oficiais, então, faça uma pequena tour no Bandcamp e se surpreenda, ou melhor, se permita.

Pra facilitar, vou deixar uns 5 álbuns disponíveis no Bandcamp e aí você faz suas impressões.

Vamo?

 

 

*Fabio Emecê é Mc, poeta, professor e também tem uma conta no Bandcamp

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

O platô em terreno inclinado é o inicio da  construção de heliponto

Construção irregular de heliponto em Búzios gera preocupação entre moradores

Divulgação

Tawa Beach apresenta Murilo Motta nesta quarta de feriado

Divulgação Luan Schuenckel Trio Foto:Pedro Mariano

Blues nas Ruas: projeto realiza shows spots gratuitos durante os sábados de maio em Búzios e Petrópolis

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras