Menu

Cidades

  • Home
  • Região dos Lagos
  • Curso de produção de cerveja artesanal fortalece setor cervejeiro em Rio das Ostras

Curso de produção de cerveja artesanal fortalece setor cervejeiro em Rio das Ostras

Para se tornar um mestre cervejeiro é necessário o domínio de várias etapas do processo produtivo de cervejas, além do conhecimento sobre classificação e características dos mais variados estilos da bebida,além de muitos anos de experiência.

Esses são alguns dos detalhes que foram ensinados durante o Curso de Produção de Cerveja Artesanal que aconteceu no último sábado (24), na Pousada Belmare, em Rio das Ostras.

O curso é oferecido pelos beer sommeliers, Janaina e Anderson Faller e nesta 9ª edição formou seis mestres cervejeiros. Durante o curso foi falado de forma profunda sobre a parte teórica da produção da bebida, aspectos históricos e apresentou também os princípios básicos da fabricação de uma cerveja caseira na teoria e na prática. Todos os participantes puderam ver, em primeira mão, e participar da produção de uma receita de cerveja exclusiva.

Eles falaram ainda sobre o mundo da cerveja, sua história, evolução, estilos de cervejas, e as escolas cervejeiras (alemã, belga, inglesa, americana, e a potencial brasileira). Além de mostrar a uso dos equipamentos do kit cervejeiro e a sanitização de cada um.

Segundo a beer sommelier, Janaina Faller, o curso é indicado para aqueles apreciadores de cerveja que querem dar o próximo passo e produzir artesanalmente a sua própria bebida.

“Ensinamos tudo o que é necessário para se produzir artesanalmente a própria cerveja em casa, distribuir para os amigos e ter um hobby interessante. Muita gente que começa a beber cerveja artesanal muda o paladar e se interessa mais. Percebemos que existe um nicho aí. E também é positivo o fato que a região está efervescente de pessoas interessadas nesse setor, principalmente Macaé e Rio das Ostras ”, comenta Janaina.

E é justamente isso que procura o Giovani Cabral, participante do curso e piloto de ROV. “Procurava fazer esse curso desde 2016, quando ele estava nas primeiras edições. Mas nunca conseguia uma folga do trabalho. Me interessei por cervejas há alguns anos e quero aprender a fazer cerveja para mim e a minha esposa e para tomar em churrascos da minha família. Me interessa muito experimentar novos sabores e aprender sobre a produção”, afirma Cabral.

Janaína Faller ressalta que qualquer um pode fazer o Curso de Mestre Cervejeiro e começar a produzir cerveja artesanal como hobby. “Damos todas as instruções para se começar. Inclusive onde conseguir o kit básico para o iniciante. Com um investimento inicial baixo é possível começar e, a partir daí, continuar se especializando cada vez mais no setor cervejeiro”, conclui.

A beer sommelier recomenda a loja Home Brewer Shop, em Rio das Ostras, que vende diversos itens necessários para a produção de cerveja artesanal em casa. Como em Macaé também há um mercado em expansão para esse nicho há o subdivisão regional da Associação dos Cervejeiros Artesanais (Acerva) que oferece um suporte diversificado.

A Acerva é uma associação sem fins lucrativos, que visa o hobby e a reunião do cervejeiro caseiro, sem visões de comércio. Em Macaé, os amigos e associados se reúnem em bares que apoiam o movimento e nas casas dos próprios participantes.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

proteto Búzios

Manifestação contra ausência de juízes em Búzios

Foto: João Barreto

Macaé garante serviços gratuitos aos Pets

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu