Search
Degradê com CSS

Vai de Roteiro: São Paulo lança programa de turismo gratuito

Vai de Roteiro: São Paulo lança programa de turismo gratuito
Vai de Roteiro: São Paulo lança programa de turismo gratuito

A Prefeitura de São Paulo (SP) lançou em novembro de 2024 o Vai de Roteiro, programa que oferece passeios gratuitos pelos principais pontos turísticos da cidade. O projeto é conduzido pela Secretaria Municipal de Turismo e conta com a participação de Guia de Turismo credenciados. As inscrições são realizadas pelo site e aplicativo da Sympla. 

Segundo informações divulgadas pela pasta, o programa é uma oportunidade tanto para visitantes como para paulistanos conhecerem mais da capital. A cidade soma mais de 30 mil bares, 158 museus, 20 mil restaurantes, com 52 tipos de cozinha, 145 teatros e casas de espetáculos, ainda segundo dados da Secretaria.

Para Ricardo Aly, diretor da Rede Nacional Inn de Hotéis, responsável pelo Hotel Nacional Inn Jaraguá São Paulo, o projeto Vai de Roteiro é uma alternativa para quem quer conhecer São Paulo de uma forma descomplicada e cheia de história.

“A iniciativa oferece passeios gratuitos com guias especializados, o que significa que tanto os moradores da cidade quanto os turistas podem explorar o lugar sem se preocupar com o bolso”, afirma.

Aly destaca que, além de visitar os pontos turísticos tradicionais, o projeto prevê um “mergulho” na história e na cultura paulistana. 

“O Vai de Roteiro nos leva para lugares que, muitas vezes, ficam fora do radar dos roteiros convencionais. De um lado, temos a parte histórica, com o Mercado Municipal, a Avenida Paulista, o Centro Novo e até o famoso Edifício Martinelli, símbolos da arquitetura da cidade”, pontua. “E, do outro, o passeio cultural por bairros como o Baixo Augusta e o Bom Retiro. É uma chance de olhar São Paulo com outros olhos, entender sua identidade e vivenciar um pouco de sua cultura”, afirma.

Para Aly, a diversidade de roteiros é atrativa. “Você pode passear pela Liberdade, imersa em cultura japonesa, ou se jogar no Polo de Ecoturismo, que traz a natureza para perto da cidade”.

Projeto impulsiona o turismo local

Na visão de Aly, o Vai de Roteiro impulsiona o turismo na cidade de São Paulo com o chamado “turismo de experiência”, modalidade que vai além do passeio comum. “Mais que visitar pontos turísticos, o projeto conecta o visitante com a cidade, trazendo histórias e curiosidades. Isso atrai turistas de todos os cantos, movimentando a economia local. E, com mais turistas, maior é a demanda por transporte, alimentação e hospedagem”, articula.

Para o diretor da Rede Nacional Inn de Hotéis, a gratuidade dos passeios é um diferencial: “Isso torna a cidade acessível. O projeto também é uma ferramenta de inclusão, tornando a cidade mais aberta para todos os públicos”, diz.

Gestão de turismo eficiente 

Aly observa que uma gestão eficiente do turismo é fundamental para o trade turístico e a rede hoteleira. “Quando o turismo é bem organizado, proporciona experiências agradáveis para os turistas e garante uma distribuição equilibrada, evitando aglomerações”.

Além disso, prossegue, o Vai de Roteiro abre portas para parcerias comerciais, como pacotes promocionais e atividades exclusivas, que podem beneficiar tanto os turistas quanto o setor hoteleiro.

Medidas podem melhorar o turismo de São Paulo

Na visão de Aly, a atenção a determinadas medidas pode deixar o turismo em São Paulo ainda mais fluído. “Melhorar a sinalização nos pontos turísticos, com mapas digitais mais claros e placas mais visíveis, ajudaria os turistas a se locomoverem com mais facilidade”. 

Para ele, também é possível integrar os diferentes tipos de turismo – cultural, de negócios e de lazer – com pacotes que combinem essas experiências.

Nacional Inn Jaraguá São Paulo

Com mais de 70 anos de existência, o hotel Nacional Inn Jaraguá São Paulo foi inaugurado para o IV Centenário da cidade de São Paulo. Localizado na Rua Martins Fontes, no coração do centro histórico, a unidade oferece uma localização estratégica para quem deseja explorar as atrações culturais e históricas da cidade. A poucos passos de distância está o Teatro Municipal, a Biblioteca Mário de Andrade, o Edifício Copan, além de diversas opções de restaurantes, bares e lojas no centro paulistano.

Com 415 apartamentos distribuídos em 28 pavimentos, o hotel oferece nove categorias diferentes de acomodações. Para eventos, o Hotel Nacional Inn Jaraguá dispõe de uma infraestrutura com 25 espaços capazes de acomodar mais de 1.500 pessoas, indicados para reuniões corporativas, conferências, casamentos e outras celebrações. 

Para mais informações, basta acessar:

https://www.nacionalinn.com.br/hoteis/hotel-nacionalinn-jaragua-sao-paulo

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Cervejaria Búzios celebra St. Patrick’s Day com chope verde e programação especial

Forrobodó Nordestino transmite Fluminense x Flamengo na final do Campeonato Carioca nesta quarta (12)

Cine Bardot exibe filmes premiados e sessões gratuitas entre 12 e 16 de março

Rio das Ostras intensifica fiscalização e apreende 70 kg de carne imprópria para consumo

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!