Menu

Cidades

Pista de arrancada tem recordes no melhor ano da categoria

Pista de arrancada tem recordes no melhor ano da categoria
Pista de arrancada tem recordes no melhor ano da categoria

A pista de arrancada – São Paulo International Dragway – ou simplesmente Spid, em Itatiba, interior de São Paulo, termina a temporada 2023 com o registro de diversos recordes no ano. Um deles é o de inscrições. Se no início, em 2022, começo das atividades eram 100 pilotos por etapa, agora, em 2023, as provas já registram média de 130. Aumento de 30%. O público que era pequeno, no ano passado, com poucas centenas de pessoas curtindo as arrancadas, também subiu em 2023. A média de público na temporada ficou em 1500 pessoas. Mas em algumas provas a bilheteria registrou o ingresso de mais de 2 mil amantes da velocidade.

E quem entra no espaço com qualquer ingresso tem acesso livre para visitar a área de Box. Essa facilidade garante que toda a família possa circular e ver os movimentos nos boxes. Não ficar preso à área de arquibancada, faz com que muitas pessoas tirem fotos da manutenção feita nos motores, que é frequente, e registrem também a presença dos pilotos.

Os carros que participam das provas

Quem entra no espaço Spid para acompanhar as provas se surpreende com a estrutura montada com arquibancadas e, mais ainda, quando vê um Chevette levantar as rodas da frente numa arrancada. A máquina percorre 201 metros, em menos de 5 segundos, e pode alcançar entre 200 e 250 km/h.

No total são 15 categorias. Um exemplo: nas categorias DTA e DTA-Light, os veículos Volkswagen Gol predominam.  Porém, estes carros recebem a mais alta tecnologia e preparação, e a potência do motor original de fábrica que tem praticamente 100 cavalos de potência salta para 700, 800 ou até mil cavalos de potência.  Aliado a este aumento de performance, as equipes seguem um rigoroso checklist de segurança, até em outras partes dos veículos como suspensão, freios, câmbio etc.

Em outras categorias, existe a diversidade de modelos de carros.  Em algumas delas, inclusive, carros das décadas de 70 e 80 fazem o público se agitar na arquibancada.  Carros como Chevette, Fusca, Opala, Caravan, Dodge Polara, Dodge, Maverick, Chevelle, Mustang, Camaro, dentre outros, se misturam e fazem com que as disputas nas pistas sejam ainda mais emocionantes. 

Atualmente no SPID as categorias PRO MOD e a SUPER LIVRE são as que mais se destacam perante o público e os fãs da Arrancada. Os carros mais potentes estão na PRO MOD. Pilotos como Sidnei Frigo, os irmãos Diego e Roderjan Busato, Cacá Daud, Aécio Feuzer, Claudio Castanon, Aristeu da Veiga Junior, Márcio Valmor Julio, dentre outros, levam as máquinas com cavalaria pesada para percorrer os 201 metros do percurso da pista do São Paulo International Dragway a pouco mais que 3 segundos e velocidade acima dos 300 km/h.  Estes carros variam entre 2 e 3 mil cavalos de potência.

O barulho dos motores é tão forte que muitas das vezes as pessoas precisam colocar as mãos nos ouvidos na largada para reduzir um pouco o volume do som. Mas para quem gosta da modalidade, isso quer dizer:  velocidade, adrenalina e disputas. Após a passagem dos carros, as pessoas pulam e gritam com empolgação. 

Os pilotos que chegam a fazer 201 metros em 3,7 segundos e batem 330 km/h no velocímetro são de todas as regiões do Brasil: RS, SC, PR, MG, RJ, MT, MS, GO, AM, PA, BA. Mas a grande maioria é de São Paulo.

As equipes que viajam com as famílias e amigos transportam estruturas para ajustar e consertar os veículos. Neste caso, dá uma média de 4 pessoas por inscrição. Este público se acomoda em hotéis das cidades na região de Jundiaí a Campinas, o que movimenta a economia local.

A estrutura ainda conta com uma equipe de mais de 100 pessoas, por prova, para fazer a infraestrutura funcionar. São técnicos de cronometragem, vistoria, limpeza e tratamento e cuidados com a pista. Nesta equipe ainda tem bombeiros, técnicos de resgate e comerciantes que oferecem de peças e produtos de veículos a lanches e bebidas. 

Provas disputadas em 2023

Pré Stage        | 24 a 26 de março

2º Etapa         | 16 a 18 de junho 

3º Etapa         | 25 a 28 de agosto

Super final      | 20 a 22 de outubro

5º Etapa         | 04 a 06 de outubro 

SPID FEST      | 23 a 26 de novembro 

 

Spid Fest

O  Spid Fest é o Festival da Arrancada Brasileira.  É uma prova à parte no calendário que fecha a temporada de cada ano. Uma festa para a Arrancada. Junto ao evento são desenvolvidas diversas atividades para interagir com o público. Shows, DJs, apresentações, exposição de carros, gastronomia, parque infantil, etc.

Calendário 2024

Em 2024, a organização já divulgou as datas das provas para que as equipes possam se organizar e aumentar a participação nas provas. Serão 5 etapas mais a prova final conhecida como Spid Fest com uma estrutura diferenciada para a família. 

Pré Stage  | 15  17 de março

2º Etapa    | 24 a 26 de maio

3º Etapa    | 05 a 07 de julho

4º Etapa    | 16 a 18 de agosto

5º Etapa    | 04 a 06 de outubro 

SPID FEST | 21 a 24 de novembro 

 

A Pista da Spid

A pista oferece um espaço com 1100 metros de extensão e 17 metros de largura. A estrutura garante a possibilidade de dois carros fazerem as arrancadas. As provas têm formato de 201 ou 402 metros de aceleração contra o relógio.

A pista, que foi projetada para oferecer o melhor desempenho aos carros e máxima segurança aos pilotos, tem uma área de aceleração de 402 metros de concreto, e o restante é de asfalto.

Ao final da pista vários equipamentos de segurança garantem a contenção de veículos em caso de falha dos freios. O projeto conta com pedra brita + rede de contenção + tambores d’água e barreira final de contenção.

Para que o espetáculo atinja o mais alto grau de velocidade e adrenalina a pista recebe manutenção periódica para ficar limpa e nivelada. Antes das provas é aplicado um produto conhecido como VHT ou Track Bite. Em resumo, é uma camada de borracha líquida que cola no asfalto e ajuda os carros a se conectarem ao chão para melhorar a tração e força. O produto garante maior aderência e performance do veículo.

Serviço

São Paulo international Dragway – Spid

Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, Km 30, Itatiba – São Paulo

www.spidcup.com.br

Pista de arrancada tem recordes no melhor ano da categoria

Pista de arrancada tem recordes no melhor ano da categoria
Pista de arrancada tem recordes no melhor ano da categoria

A pista de arrancada – São Paulo International Dragway – ou simplesmente Spid, em Itatiba, interior de São Paulo, termina a temporada 2023 com o registro de diversos recordes no ano. Um deles é o de inscrições. Se no início, em 2022, começo das atividades eram 100 pilotos por etapa, agora, em 2023, as provas já registram média de 130. Aumento de 30%. O público que era pequeno, no ano passado, com poucas centenas de pessoas curtindo as arrancadas, também subiu em 2023. A média de público na temporada ficou em 1500 pessoas. Mas em algumas provas a bilheteria registrou o ingresso de mais de 2 mil amantes da velocidade.

E quem entra no espaço com qualquer ingresso tem acesso livre para visitar a área de Box. Essa facilidade garante que toda a família possa circular e ver os movimentos nos boxes. Não ficar preso à área de arquibancada, faz com que muitas pessoas tirem fotos da manutenção feita nos motores, que é frequente, e registrem também a presença dos pilotos.

Os carros que participam das provas

Quem entra no espaço Spid para acompanhar as provas se surpreende com a estrutura montada com arquibancadas e, mais ainda, quando vê um Chevette levantar as rodas da frente numa arrancada. A máquina percorre 201 metros, em menos de 5 segundos, e pode alcançar entre 200 e 250 km/h.

No total são 15 categorias. Um exemplo: nas categorias DTA e DTA-Light, os veículos Volkswagen Gol predominam.  Porém, estes carros recebem a mais alta tecnologia e preparação, e a potência do motor original de fábrica que tem praticamente 100 cavalos de potência salta para 700, 800 ou até mil cavalos de potência.  Aliado a este aumento de performance, as equipes seguem um rigoroso checklist de segurança, até em outras partes dos veículos como suspensão, freios, câmbio etc.

Em outras categorias, existe a diversidade de modelos de carros.  Em algumas delas, inclusive, carros das décadas de 70 e 80 fazem o público se agitar na arquibancada.  Carros como Chevette, Fusca, Opala, Caravan, Dodge Polara, Dodge, Maverick, Chevelle, Mustang, Camaro, dentre outros, se misturam e fazem com que as disputas nas pistas sejam ainda mais emocionantes. 

Atualmente no SPID as categorias PRO MOD e a SUPER LIVRE são as que mais se destacam perante o público e os fãs da Arrancada. Os carros mais potentes estão na PRO MOD. Pilotos como Sidnei Frigo, os irmãos Diego e Roderjan Busato, Cacá Daud, Aécio Feuzer, Claudio Castanon, Aristeu da Veiga Junior, Márcio Valmor Julio, dentre outros, levam as máquinas com cavalaria pesada para percorrer os 201 metros do percurso da pista do São Paulo International Dragway a pouco mais que 3 segundos e velocidade acima dos 300 km/h.  Estes carros variam entre 2 e 3 mil cavalos de potência.

O barulho dos motores é tão forte que muitas das vezes as pessoas precisam colocar as mãos nos ouvidos na largada para reduzir um pouco o volume do som. Mas para quem gosta da modalidade, isso quer dizer:  velocidade, adrenalina e disputas. Após a passagem dos carros, as pessoas pulam e gritam com empolgação. 

Os pilotos que chegam a fazer 201 metros em 3,7 segundos e batem 330 km/h no velocímetro são de todas as regiões do Brasil: RS, SC, PR, MG, RJ, MT, MS, GO, AM, PA, BA. Mas a grande maioria é de São Paulo.

As equipes que viajam com as famílias e amigos transportam estruturas para ajustar e consertar os veículos. Neste caso, dá uma média de 4 pessoas por inscrição. Este público se acomoda em hotéis das cidades na região de Jundiaí a Campinas, o que movimenta a economia local.

A estrutura ainda conta com uma equipe de mais de 100 pessoas, por prova, para fazer a infraestrutura funcionar. São técnicos de cronometragem, vistoria, limpeza e tratamento e cuidados com a pista. Nesta equipe ainda tem bombeiros, técnicos de resgate e comerciantes que oferecem de peças e produtos de veículos a lanches e bebidas. 

Provas disputadas em 2023

Pré Stage        | 24 a 26 de março

2º Etapa         | 16 a 18 de junho 

3º Etapa         | 25 a 28 de agosto

Super final      | 20 a 22 de outubro

5º Etapa         | 04 a 06 de outubro 

SPID FEST      | 23 a 26 de novembro 

 

Spid Fest

O  Spid Fest é o Festival da Arrancada Brasileira.  É uma prova à parte no calendário que fecha a temporada de cada ano. Uma festa para a Arrancada. Junto ao evento são desenvolvidas diversas atividades para interagir com o público. Shows, DJs, apresentações, exposição de carros, gastronomia, parque infantil, etc.

Calendário 2024

Em 2024, a organização já divulgou as datas das provas para que as equipes possam se organizar e aumentar a participação nas provas. Serão 5 etapas mais a prova final conhecida como Spid Fest com uma estrutura diferenciada para a família. 

Pré Stage  | 15  17 de março

2º Etapa    | 24 a 26 de maio

3º Etapa    | 05 a 07 de julho

4º Etapa    | 16 a 18 de agosto

5º Etapa    | 04 a 06 de outubro 

SPID FEST | 21 a 24 de novembro 

 

A Pista da Spid

A pista oferece um espaço com 1100 metros de extensão e 17 metros de largura. A estrutura garante a possibilidade de dois carros fazerem as arrancadas. As provas têm formato de 201 ou 402 metros de aceleração contra o relógio.

A pista, que foi projetada para oferecer o melhor desempenho aos carros e máxima segurança aos pilotos, tem uma área de aceleração de 402 metros de concreto, e o restante é de asfalto.

Ao final da pista vários equipamentos de segurança garantem a contenção de veículos em caso de falha dos freios. O projeto conta com pedra brita + rede de contenção + tambores d’água e barreira final de contenção.

Para que o espetáculo atinja o mais alto grau de velocidade e adrenalina a pista recebe manutenção periódica para ficar limpa e nivelada. Antes das provas é aplicado um produto conhecido como VHT ou Track Bite. Em resumo, é uma camada de borracha líquida que cola no asfalto e ajuda os carros a se conectarem ao chão para melhorar a tração e força. O produto garante maior aderência e performance do veículo.

Serviço

São Paulo international Dragway – Spid

Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, Km 30, Itatiba – São Paulo

www.spidcup.com.br

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Elanco lança medicamento para dermatite em cães

Galeria promove exposição com pinturas de Fernando Carballo no mês das crianças

Fluid Feeder atualiza sua certificação internacional de qualidade ISO 9001

Conitec aprova inclusão de novo tratamento para DPOC no SUS

Coluna da Angela
Coluna Clinton Davison

A reprodução parcial deste conteúdo por veículos de comunicação é permitida desde que contenha crédito à Prensa de Babel na abertura do
texto, bem como LINK para o site "www.prensadebabel.com.br"
A supressão da fonte pode implicar em medidas de acordo com a lei de direitos autorais.