Menu

Cidades

  • Home
  • Araruama
  • Dez trabalhadores em condições semelhantes à escravidão são resgatados em salina de Araruama

Dez trabalhadores em condições semelhantes à escravidão são resgatados em salina de Araruama

O Ministério do Trabalho resgatou dez trabalhadores em condições semelhantes à escravidão em uma salina na localidade de Praia Seca, em Araruama. Segundo o órgão, os trabalhadores foram encontrados em condições degradantes no dia 9 de janeiro. De acordo com o MT, a empresa responsável foi notificada e os trabalhadores foram desligados do trabalho, receberam as guias do programa de seguro-desemprego para resgatados, e encaminhados para programas sociais.

Auditores-fiscais do órgão fizeram inspeções onde ocorria a extração de sal, na fábrica onde era feita a moagem e no alojamento dos trabalhadores.

No alojamento, ainda segundo o MT, os fiscais encontraram as piores condições como: falta de água potável, falta de camas (havia um colchão fino e travesseiros no chão), falta de higiene e limpeza em toda a casa (tinha lama no banheiro e muito lixo pelo terreno).

Ainda de acordo com os auditores, as descargas dos banheiros estavam quebradas, fiações elétricas expostas e ventiladores quebrados, além de não haver roupas de cama e armários.

Durante a operação de fiscalização, os agentes interditaram equipamentos usados na fábrica por falta de segurança. Foram encontradas também irregularidades no processo de moagem do sal e diversas infrações que não garantiam a segurança do trabalhador.

O Ministério do Trabalho disse ainda que a empresa assumiu o vínculo empregatício de todos, mas ainda não pagou a rescisão dos funcionários, nem arcou com as viagens de volta para casa dos trabalhadores.

A Procuradoria do Trabalhador em Cabo Frio estava presente na reunião com a empresa e convocou os responsáveis para prestar novos esclarecimentos ainda nesta semana.

Os trabalhadores e suas famílias estão sendo atendidos pelo programa Ação Integrada da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos. Ela está garantindo o retorno dos resgatados a seus domicílios, já que, quatro deles são oriundos de outros estados.

Segundo os agentes, a operação vai continuar.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Divulgação Luan Schuenckel Trio Foto:Pedro Mariano

Blues nas Ruas: projeto realiza shows spots gratuitos durante os sábados de maio em Búzios e Petrópolis

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras

Divulgação

Sesc e Sindicomércio confirmam festival de  jazz e blues em Rio das Ostras e Barra de São João

Divulgação

Werner Concept Búzios oferece dia da noiva com atendimento personalizado