Menu

Cidades

São Pedro: Casa da Flor pode ganhar revitalização

Casa da Flor. Imagem: PMSPA
Casa da Flor. Imagem: PMSPA

A Casa da Flor é um patrimônio cultural e histórico de São Pedro da Aldeia, tombado pelo Iphan

A Casa da Flor, importante obra de destaque nacional localizada em São Pedro da Aldeia, poderá passar por um processo de revitalização. De acordo com a Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, o projeto de restauração emergencial contempla a conservação preventiva do local, que é patrimônio histórico municipal, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A restauração será realizada por uma empresa especializada. O projeto já possui processo em tramitação e está em fase final de assinatura de contrato.

A medida está em alinhamento com as secretarias de Governo, Urbanismo e Arquitetura, Turismo, procuradoria-geral e com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Casa da Flor

Casa da Flor. Imagem: Redes Sociais

O espaço é uma casa feita por Gabriel Joaquim dos Santos, filho de uma índia e de um ex-escravo africano, que foi construída de pau-a-pique, com pé-direito baixo e chão de pedra, em 1912. A arquitetura do local é formada por mosaicos, colunas e esculturas de materiais descartados.

Sem ter muitos recursos, Gabriel decorou a casa com enfeites diversos coletados no lixo e a partir de objetos quebrados, como búzios, conchas, depósitos da lagoa, detritos industriais, pedaços de azulejos, faróis de automóveis, cacos de cerâmica, ladrilhos, tampinhas, pedrinhas e correntes.

Como resultado, a arquitetura espontânea da Casa da Flor é comparada às obras de grandes arquitetos, como Ferdinand Cheval, na França, e Antoni Gaudi, em Barcelona. A casa é considerada uma espécie de “barroco intuitivo”.

A Casa da Flor fica localizada no bairro Parque Estoril, e foi tombada pelo IPHAN em setembro de 2016 como Patrimônio Histórico Nacional, no Livro de Tombo de Belas Artes.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

O platô em terreno inclinado é o inicio da  construção de heliponto

Construção irregular de heliponto em Búzios gera preocupação entre moradores

Divulgação

Tawa Beach apresenta Murilo Motta nesta quarta de feriado

Divulgação Luan Schuenckel Trio Foto:Pedro Mariano

Blues nas Ruas: projeto realiza shows spots gratuitos durante os sábados de maio em Búzios e Petrópolis

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras