Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • Prefeitura de Búzios alega geração de custos aos cofres públicos e veta PL de Qr Code para leitura de placas de obras

Prefeitura de Búzios alega geração de custos aos cofres públicos e veta PL de Qr Code para leitura de placas de obras

PL é de autoria dos vereadores Raphael Braga e Gugu de Nair. 
Foto: Tecnoblog I Reprodução:
PL é de autoria dos vereadores Raphael Braga e Gugu de Nair. Foto: Tecnoblog I Reprodução:

Projeto visa dar mais transparência aos gastos públicos

No intuito de dar mais transparência aos gastos públicos, a Câmara de Vereadores de Búzios editou o Projeto de Lei 35/2021 que estabelece a obrigatoriedade da inserção de código de barras bidimensional (“QR CODE”) em todas as placas de obras públicas municipais em andamento. O PL foi vetado pelo prefeito Alexandre Martins que alegou geração de custos ao município.

O documento é de autoria dos vereadores Raphael Braga e Gugu de Nair. Para o vereador Raphael Braga, o projeto é um meio de gerar transparência com os recursos públicos e de alguma forma garantir a qualidade da obra.

“Estamos confiantes que a Câmara irá derrubar o veto, é uma iniciativa que atende o anseio da população e que não custa nada para a cidade”, explicou ele informando que a expectativa é que até final de agosto o presidente da Casa coloque em pauta o veto do executivo. O Veto 01/2021 foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação na sessão legislativa de terça-feira (03).

O Veto 01/2021 foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação na sessão legislativa de terça-feira (03).

A reportagem pediu um posicionamento à Prefeitura, uma vez que o QR Code é uma ferramenta gratuita, mas até o momento não houve retorno.

Cabo Frio já adota legislação

Em contrapartida, o município de Cabo Frio já conta com uma legislação da mesma envergadura. A Lei n° 3.297 prevê que as obras públicas novas, iniciadas a partir da data de publicação, devem constar o código de barras bidimensional, o QR Code. Assim, a população apenas com o smartphone poderá ter informações da respectiva obra, como os gastos, planejamentos e dados importantes. Desta forma fortalecendo a transparência entre a prefeitura e a população.

A Prefeitura de Cabo Frio destacou que quando novas obras forem iniciadas no município, as placas estarão dentro das normas citadas na lei.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu

Jiu-Jitsu Divulgação

Macaense é destaque em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Divulgação

Jornalista lança o livro ‘Funk Delas – A história contada pelas mulheres’ em Cabo Frio nesta sexta-feira (3)