Victor Viana

Jornalista e escritor, é diretor da Raupp Comunicação, foi editor do Diário da Costa do Sol, é dono do Prensa de Babel e também trabalhou em O Perú Molhado

Victor Viana

Marcelo não lia os textos (Semana Marcelo Lartigue)

Quando cheguei à redação do Perú , ainda no final de 2012, como freelancer  na produção da retrospectiva ( que por sinal foi uma das  melhores  que Marcelo já editou ),  escrevi feito um louco diversos textos de conteúdo…

Uma onda atrás da outra

Quando eu tinha 12 anos morava em Cachoeiras de Macacu, região serrana do Rio, e passava férias duas vezes por ano em Barra de São João, na Região dos Lagos. Certa vez chegamos em Barra, eu e meu primo Alex, eram as férias de…

Mude, Paulo Coelho

É conhecido o caso em que Paulo Coelho é acusado de plágio pela psicóloga e colunista colombiana Gloria Hurtado. A psicóloga acusa o “mago” de ter usado parágrafos inteiros de uma crônica escrita por ela, a partir de uma…

O dia que Michael Jackson nos uniu

Em sua última passagem pelo Brasil, em 1996, Michael Jackson gravou o clipe da canção "They Don't Care About Us", na favela Santa Marta, no Rio de Janeiro e no Pelourinho, em Salvador.  O que poucos sabem é que o Rei do Pop…

Ou o dia que me tornei um sábio bêbado.

Lá nos primeiros dias do século 21, eu  estava bem metido a filosofar, não só eu mais um grupo de garotos e garotas que viviam seus dias tediosos e noites idem das cidadezinhas da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O festival do…

Só o livro expulsa o demônio das pessoas

De tempos em tempos é sempre bom retornar ao trabalho missionário de pregar fervorosamente o poder “sobrenatural “ do livro para a libertação das mentes e a elevação do homem. Eu poderia pixar (é assim mesmo com x que se escreve,…

Um contraponto

Por Victor Viana "O que os jornais precisam é de um contraponto da imagem do negro". Essa foi a frase que o professor de literatura, rapper e ativista das causas de igualdade racial, Fábio Emecê, me disse quando conversarmos sobre…

Mangangaba mata pelo zoio

(Dá série crônicas pessoais)  Por Victor Viana O Mangangaba, que este dia descobri em um livro sobre o Clube da Esquina que em Minas também é conhecido como mangaba, parece um besouro pelo tamanho e pela cor, mas é veloz e zune…