colunistas

A solidão de Cissé

Senegal, país da Costa Atlântica Africana. Aproximadamente com 13 milhões de habitantes, tendo o futebol como um dos seus principais esportes. A sua seleção de futebol classificou-se para Copa da Rússia com 11 pontos,…

Um Dia na Praia

Na próxima vez que você for à uma praia do Rio de Janeiro, observe atentamente este ritual absolutamente corriqueiro, o de se bronzear sob um sol abrasador

A fera interna Um conto de Javier Ulla

Pierre-Luc ficou atordoado. Estupefato, não conseguia acreditar nas palavras que ingressaram nos seus ouvidos, como se fossem facadas que entravam na carne e ralavam o osso. «Você é um descuidado. Se você perdeu o seu arquivo é…

Como dois e dois são cinco

Meu amigo Paul (o sapateiro que trabalha na Praça Santos Dumont) trouxe outro dia um assunto impertinente. Apesar da imagem simples que passa para alguns, Paul é na verdade um intelectual. Discursa sobre juros, eleições…

A Liberdade, Modos de Ver

Quando o Império do Brasil resolveu fazer um Censo para todo o país, tinha duas coisas em mente: a primeira era implementar uma política de gestão do território e da população, de modo que o governo central tivesse em mãos,…

Maio de 68, a sombra e o ovo da serpente

Por André Cansado Daniel Cohn-Bendit, um dos protagonistas do Maio de 68, disse em entrevista ao programa Conversa Com Bial da Tv Globo que ele se considera anticomunista e anticapitalista. Libertário, ele acredita…

COMPRAR NÃO (Lição de vida)

Morei seis anos no famoso Edifício Máster, na Rua Domingos Ferreira, Copacabana (vejam o fantástico documentário do Eduardo Coutinho, "Edifício Máster"). Nas madrugadas de quarta para quinta feira ninguém conseguia dormir.…

A Engenharia da Burrice

Dr Adriano mostrou ser fraco e dominado pela arrogância e projetos pessoais de seus assessores

NOTA DE COMBATE

“No mundo realmente revirado, o verdadeiro é um momento do falso.” (Debord). As pessoas têm que parar de serem inocentes, de serem induzidas, de serem feitas de marionetes. De não achar que partidos como PSOL Cabo Frio não sofrem…

CORPO (RE) EXISTÊNCIA

“Se tiver que existir uma dicotomia entre o amor e ódio, eu escolho o amor” (Matheusa Passareli)