colunistas

Para quê serve uma Escola no Brasil?

O que Você faria se na condição de professor, um aluno, não concordando com a nota que recebeu, decidisse resolver a desavença com uma granada  (sim, uma granada) nas mãos? Se o leitor pensa que isto aconteceu em alguma…

Máquina de lavar

Não havia qualquer dúvida de que o Campeonato Espanhol de futebol carecia de mais competitividade. Vá lá que Real Madrid e Barcelona valem a audiência contra um mísero Rayo Vallecano, mas faz tempo que os expectadores…

Leiam a Conceição

Observei com ressalva a campanha para a ocupação da Academia Brasileira de Letras pela Conceição Evaristo, cadeira vaga após a morte do cineasta Nelson Pereira dos Santos. A ressalva está na sanha do argumento de ocupação de…

Por trás da Copa do Brasil

Com a maior premiação financeira das disputas futebolescas na América latina a Copa do Brasil se transformou na menina dos olhos de todos os clubes. Ao todo a CBF distribuirá R$ 278,3 milhões aos 91 participantes. Um…

Enxugando o gelo até hoje

Lembro da expectativa de conseguir o disco do B.negão via banca de jornal, cuja proposta era democratizar o acesso a música independente no País e assim que consegui o cd, ouvia-o sem parar e depois com acesso a internet,…

Type Belial na Urbália

Mais uma intervenção do Urbália, com aquela troca de ideia com mais uma banda da Região do Lagos

A Vanguarda do Atraso

Por quê o Cabo Daciolo é o herdeiro de uma longa e não tão conhecida tradição política do Rio de Janeiro

O Cidadão e o Cientista

Na década de 80, Jill Tarter era uma astrônoma que decidiu embarcar em uma empreitada arriscada, no entender de seus colegas cientistas. Ela iria trabalhar em um projeto cuja finalidade era apontar as antenas de…

O solitário inglês

Torci para a Inglaterra contra a Colômbia. Timidamente. Assisti ao jogo aqui da redação do Jornal do Brasil. A proporção era de 50 para 1. O amarelo de Mina, Falcao e Ospina virou a amarelinha de Philippe Coutinho e companhia.…