Búzios festeja Yemanjá

São 9 anos que o "Presente das Águas de Yemanjá" é celebrado publicamente na cidade

No dia 3 de fevereiro (sábado) o terreiro Kwe Asé de Oyá realizará mais um “Presente das Àguas de Yemanjá” saudando a orixá mais popular do Brasil. O dia de Yemanjá é 2 de fevereiro.

Foto de 2015 tirada por Muchacho Bicho Doido

O festejo acontece em Búzios há 9 anos e  já tornou-se tradicional a carreata que sai às 15h do barracão de candomblé  na Rua 22, Alto da Rasa, em direção a Praia de Manguinhos (no pier ao lado do Porto da Barra), onde a imagem de Yemanjá é levada em procissão pelo mar levando oferendas em uma prancha de stand up paddle.

Porque na prancha

Em 2014 Inicialmente, uma traineira iria levar as oferendas, mas o uso do veículo foi suspenso devido à maré baixa, então um dos fieis, o advogado Hamber Carvalho,  teve a ideia.  Antes consultou a orientadora da Casa a Kwe Asé de Oyá, Mãe Fernanda de  Oyá, que lhe disse que  o que importa é a intenção e a consagração da Fé, “os meios são apenas veículos colocados à nossa disposição”. Desde então tem sido assim que  os pedidos para uma cidade próspera, com paz e tolerância à todas as formas de manifestação religiosa são  levados ao mar.

Leia também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.