João Batista e os cristãos de Cabo Frio

Chicão é Mestre e Doutor em História social pela UFRJ. professor concursado do estado e da prefeitura de Búzios, além de produtor cultural
Chicão é Mestre e Doutor em História social pela UFRJ. professor concursado do estado e da prefeitura de Búzios, além de produtor cultural

Quem foi o maior pastor da Bíblia após Jesus Cristo ? Sem dúvida, foi João Batista. João era de uma grandeza ímpar. Milhares o seguiam, por sua mensagem forte e marcante. Ao ver Jesus e identificá-lo imediatamente como um ser iluminado, recusou-se a batizá-lo. João dizia que não era digno de colocar-lhe as sandálias. Mas Jesus o impediu e foi batizado por ele.

O que Jesus dizia de João Batista ? Que ele era o maior homem já nascido de uma mulher. Esta frase colocava Batista como um ser maior do que Abraão, Noé, Moisés, Salomão, Davi e todos os demais profetas bíblicos.

João Batista não explorava seus seguidores. Não pedia dízimos, ofertas e sacrifícios. Queria apenas a regeneração espiritual. Morava no deserto, vestia-se com um manto de couro de cabra. Comia apenas mel e gafanhotos que apanhava no deserto.

João Batista não tinha portaria nem babava ovo de político. Pelo contrário, ele afrontava os políticos ímpios de sua época. Herodes o temia por sua liderança e coragem. João acusou a esposa de Herodes de dormir com os capitães da Síria e de viver da exploração dos palácios. Isso irritou sua filha, que possivelmente a mando da mãe, seduziu Herodes e pediu sua cabeça como prêmio.

João Batista é muito pouco citado nas igrejas. Por que será ? Compare a pobreza, a simplicidade e a audácia de João Batista com o comportamento da grande maioria dos sacerdotes que temos hoje e você logo descobre a causa.

Texto de opinião. Não corresponde necessária mente a opinião do Prensa

Leia também Mais do autor

Comentários estão fechados.